O projeto piloto de um Memorial dos Povos Indígenas que residem na Cidade de Manaus, prevê a construção de um espaço mostrando como viviam seus ancestrais (moradias, o artesanato, a cultura e a uma grande oca para apresentações). A área destinada ao espaço para preservação do patrimônio cultural e esportivo dos povos indígenas será nas regiões da cidade de Manaus onde esses povos se concentram.
OBJETIVO
A população indígena de Manaus é de aproximadamente sete mil indivíduos, espalhados pelas quatro zonas cidade de Manaus. Uma das metas é mostrar ao restante da população de Manaus, toda a cultura desses povos.
O PROJETO
No memorial, os povos indígenas irão ilustrar como viviam seus ancestrais: como eram as moradias, ocas subterrâneas, o fogo do dia e da noite, casa do rezo, Festas, Culturas, o artesanato, a dança. O espaço contará com uma grande oca para apresentações desses povos.
MOTIVOS
A implantação envolve o trabalho de preparação, organização e capacitação das comunidades indígenas para divulgação de sua cultura e trabalhos artesanais, como forma de renda e manutenção da própria aldeia.
CarbonGreen – Memorial Povos Indígenas
Além do Projeto
A implantação do memorial envolve o trabalho de preparação, organização e capacitação da comunidade indígena para administração do patrimônio e exploração do etnoturismo como forma de renda e manutenção da própria aldeia. O processo, segundo a prefeitura, tem início ainda neste semestre.
Além do Objetivo
Construir no município de Manaus-AM, o “Memorial Povos Indígenas de Manaus”, como instituição permanente que terá como função promover exposições itinerantes e permanentes, a conservação de coleções, agregando sua função cultural a serviço da sociedade, estreitando os meios de acesso e conhecimento entre passado e presente dos povos indígenas que residem na cidade de Manaus, visando a perpetuação da cultura indígena.
Além dos Motivos
Para conhecer melhor essa realidade e, a partir de dados concretos, formular propostas de políticas públicas, as organizações indígenas da cidade de Manaus, juntamente com a CarbonGreen e os Conselhos Indigenistas de Manaus, mapearam a população indígena urbana. “Nós queríamos saber onde eles moram, como estão vivendo e quais suas mais urgentes necessidades”, explica Paula, da CarbonGreen.
Quer DOAR PARA ESSE PROJETO? clique aqui